A ARTE DE CONTAR HISTORIA NO SOARES - FISO

Postado por JANE HERCILIA , sábado, 27 de abril de 2013 12:11

HOJE DE MANHÃ  (DIA 27/04)
DEI AULA NO SOARES DE OLIVEIRA, PARA A TURMA DA PÓS GRADUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA E ED. INFANTIL.
FOI MUITO BOM FALAR DO VALOR DAS HISTORIAS.

CONTEI INICIALMENTE A HISTORIA DA FILA INDIANA, POIS NO INICIO DO MUNDO AS PESSOAS TINHAM O COSTUME DA ANDAR EM FILA INDIANA, COMO NÃO QUERIAM QUE AS PESSOAS VISSEM SEUS DEFEITOS, ESCONDIAM ELES ATRAS DE SI, E AS QUALIDADES NA FRENTE.POR ANDAREM EM FILA INDIANA, ELAS SÓ VIAM OS DEFEITOS UMAS DAS OUTRAS, E ISSO ACONTECE ATÉ HOJE, POR ISSO NÓS OLHAMOS PARA AS PESSOAS E VEMOS PRIMEIRO SEUS DEFEITOS E POSTERIORMENTE SUAS QUALIDADES.
VIMOS TAMBÉM O VALOR EDUCACIONAL E TERAPEUTICO
DOS CONTOS DE FADAS.








NO INÍCIO DO TEMPO O GATO E O RATO ERAM AMIGOS. E QUANDO A ....

A MENINA QUE TEVE QUE NA VOLTA DA ESCOLA ATRAVESSAR O CEMITÉRIO SOZINHA, QUANDO NOTOU QUE OUTRA MENINA PULAVA ENTRE OS TÚMULOS, CORREU PARA ALCANÇÁ-LA....

Era uma vez um rei que vivia muito solitário e triste porque carregava um segredo que não revelava a ninguém. Ele não tinha uma orelha e para esconder esse defeito usava uma peruca longa e cacheada. A única pessoa que sabia do segredo do rei era o seu barbeiro.
Toda vez que ia cortar o cabelo, o rei trancava-se com o discreto barbeiro na torre mais alta do castelo, e só então, tirava a peruca.
Mas, um dia o barbeiro, que já estava bem velhinho, adoeceu e morreu. O rei ficou muito preocupado, pois com o passar do tempo o seu cabelo começou a aparecer por baixo da peruca. Então ele decidiu que deveria tomar uma providência.
Chamou os soldados e ordenou-lhes:
-Procurem por todo um reino um barbeiro. Mas atenção! Ele terá que ser competente, discreto e jovem.
Os soldados espalharam cartazes por todo o reino e por fim encontraram um barbeiro que afirmou ter todas as qualidades exigidas. Imediatamente levaram-no à presença do rei. Assim que o viu, o soberano trancou-se com ele na torre mais alta do castelo e ordenou que lhe cortasse os cabelos.
Quando o jovem barbeiro percebeu que o rei não tinha uma orelha ficou muito espantado. Mais que depressa o rei ameaçou-lhe de morte, e das mais horrendas, se ele contasse o que viu para qualquer pessoa, seja ela quem fosse. O barbeiro jurou que jamais contaria e que o segredo iria morrer ali.
No entanto, quando ele saiu do castelo aquele segredo não parava de martelar em sua cabeça: “O REI NÃO TEM ORELHA...” “O REI NÃO TEM ORELHA...”
Quando ele viu que não agüentaria mais guardar o segredo para si, subiu a montanha mais alta do reino, cavou um buraco bem fundo, olhou se não havia ninguém à sua volta , enfiou a cabeça dentro do buraco e gritou:
- O REI NÃO TEM ORELHA, POR ISSO USA PERUCA VELHA!
Depois disso, tapou correndo o buraco e voltou aliviado para casa.
Passaram-se muitos meses e no lugar do buraco nasceu uma enorme touceira de bambus. Sempre que ventava os bambus cantavam:
- O REI NÃO TEM ORELHA, POR ISSO USA PERUCA VELHA.
Certo dia, um pastor que por ali passava ouviu a música e teve uma idéia: "Vou fazer uma porção de flautas com esses bambus para vender na cidade. Com certeza ganharei um bom dinheiro!”
E foi assim que em pouco tempo todos os súditos ficaram sabendo qual era o mistério que envolvia o monarca deles e aquela velha peruca.
Quando o rei descobriu, ficou vermelho de raiva e se trancou na torre do castelo para pensar no castigo que daria ao pobre barbeiro.
Ele pensou... pensou .... pensou muito. Então desceu as escadas correndo e foi para a praça. Lá chegando, tirou a peruca, jogou-a no chão e disse:
- Quer saber de uma coisa? Cansei dessa peruca!
Assim o rei assumiu publicamente o seu defeito, aliás, quem não os tem? 
Ah! Quanto a peruca velha, ele só voltou a usá-la no carnaval. E todos do reino viveram felizes para sempre !
FOI MUITO BOM!!!!!!!!!!!

meninas que se esforçam e curtem estudar em pleno sábado pra aprimorar conhecimento

luvinhas de histórias


sacola da centopeia que sonhava

tapete da historia  a margarida friorenta

tapete do flautista de hameling

caixa de historia do grande rabanete

caixinhas da joaninha diferente

caixa de historia da ratinha cor-de-rosa do rabinho azul-escuro.

livros teóricos sobre contos de fadas antigos e modernos









1 Response to "A ARTE DE CONTAR HISTORIA NO SOARES - FISO"

Josimeire Rodrigues Says:

Que fofo! Estou amando as sugestões das histórias e como contá -las .

Postar um comentário