NOSSOS HOSPEDES: OS ANIMAIS

Postado por JANE HERCILIA , terça-feira, 29 de dezembro de 2009 17:05


Durante muitos anos no magistério, observamos nas comemorações da Páscoa sempre que traziamos o coelho, a agitação da crianças era grande, assim como a curiosidade em chegar perto e ter  contato, era um frenesi, decidimos então introduzir o convívio com este e outros animais para que aos poucos  com carinho e clima calmo, todas as crianças pudessem tocar e conviver de modo harmonioso com os animais criamos uma rotina. Tratando  e cuidando deles as crianças  poderiam  ver a biologia ao vivo, quem bota ovo e quem não quem, é mamifero, etc.
Lidamos com algumas crianças abrigadas em instituição por diversos motivos, desde abandono dos pais até historias muito triste e crueis, assim tanto para estas crianças como para as que tem uma estrutura familiar boa, poderiam aprender a tratar um outro ser vivo, com carinho e amor, e ter responsabilidades.

 assim iniciamos na Pascoa de 2009 o projeto, onde trouxemos a "pipinha" para nossso convívio, e já que são hospedes, tem de ser bem tratados, foi assim que ocorreu, a pipinha fez milagres, todos queriam alimentá-la e cuidar dela,
alguns alunos que não registravam nada, parecendo pré-silabico, chegou a registrar de forma alfabetica.

















Em 2010 pretendemos dar continuidade no projeto,
e melhorá-lo conseguindo um ambiente melhor para ela e para os proximos hospedes.
Pesquisas mostram como este convivio traz melhorias no ensino e este é nosso objetivo.

DE ONDE VEM O AÇÚCAR?

Postado por JANE HERCILIA , 05:15

A RESPOSTA SERIA ÓBVIA: DA CANA





MAS NÃO NA E.M.  JOÃO BARONI, A RESPOSTA CORRETA É DO CORAÇÃO GRANDE, ENORME, DA PROFESSORA SARA B. DURANTE O ANO ELA VENCEU GRANDES DESAFIOS. PEGOU UMA SUBSTITUIÇÃO DE 5º ANO E TRANSFORMOU CORAÇÕEZINHOS DIFICEIS NOS MAIS DOCES  CORAÇÕES DE ALGODÃO. SIM FOI ISSO QUE ELA FEZ. 
ELA ENSINOU COMO AMAR. ERAM CRIANÇAS DIFICEIS, ALGUMAS ABRIGADAS EM UMA INSTITUIÇÃO AO LADO DA ESCOLA, REVOLTADAS COM SUAS SORTE NA VIDA.OUTRAS APESAR DE VIVEREM COM ALGUEM DA FAMILIA (NÃO NECESSARIAMENTE PAI E MÃE), ENFRENTAVAM OUTROS PROBLEMAS.


MAS A PROF. SARA B. VENCEU, AJUDOU-OS NA MATEMATICA, EM PORTUGUES. GEOGRAFIA,HISTORIA,


MAS O MAIS IMPORTANTE AJUDOU-OS A VENCER A ELES MESMOS, A ACREDITAR NOVAMENTE NO OUTRO, A ACREDITAR EM SI MESMOS.


AS CRIANÇAS RESISTENTES DURANTE O ANO SE DERRETERAM COMO AÇUCAR NO FOGO , AGUMAS PEDINDO A ELA PARA QUE A ADOTASSEM. FOI UMA CHORADEIRA.


TODOS NA ESCOLA APRENDERAM A LIÇÃO. AÇUCAR VEM COM O AMOR.


POR ISSO EU POSSO DIZER : 
O AÇÚCAR  VEM DO CORAÇÃO ENOOOOORME DA TIA SARA, OBRIGADA TIA SARA



“SÓ ENSINA BEM QUEM SABE AONDE QUER LEVAR  OS ALUNOS E SE PREPARA PARA CHEGAR LÁ”