OFICINA DE MATEMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Postado por JANE HERCILIA , terça-feira, 18 de abril de 2017 10:15
A MATEMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC
Há uma ideia
corrente
de que as crianças aprendem não só a Matemática, mas todos
os outros
conteúdos, por repetição e memorização por
meio de uma sequência
linear
de
conteúdos encadeados
do mais fácil para o mais difÃcil. São comuns as situações de
memorização de
algarismos isolados, por exemplo, ensina-se o 1, depois o 2 e assim
sucessivamente.
Propõe-se exercÃcios de escrita dos algarismos em situações como: passar
o lápis
sobre numerais pontilhados, colagem de bolinhas de papel crepom sobre numerais,
cópias repetidas
de um mesmo numeral, escrita repetida da sucessão numérica. Ao mesmo tempo, é
comum enfeitar os algarismos, grafando-os com figuras de bichos ou dando-lhes
um aspecto
humano, com olhos, bocas e cabelos, ou ainda, promovendo associação entre
os algarismos
e desenhos, por exemplo, o número 2 associado a dois patinhos. Acredita-se que,
dessa forma, a criança estará construindo o conceito de número( RCNEI- 3)
É fundamental que a
educação infantil rompa com os velhos padrões de ensino, que
simplifica os problemas a serem apresentados as crianças com a
justificativa de que são muito pequenas ou porque os números menores é que
estão mais próximos da realidade das crianças.
Deve-se garantir experiências
que recriem, em contextos significativos
para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço
temporais, o professor lançar mãos
de algumas praticas .
Dos 3 aos 5 anos as crianças podem descobrir a ocorrência dos números no mundo, reconhecer seus diferentes usos e funções sociais, como indicar uma idade um endereço, um código postal, um numero de telefone, o tamanho de uma roupa.
É na educação infantil que a criança aprofundará seus conhecimentos para lidar com os números, as quantidades e operações numéricas.
Construir uma prática de educação
infantil exige dos professores escolhas, tomada de decisões , para isso podem utilizar como apoio as Diretrizes curriculares, rever entre educar e cuidar e
considerar o próprio interesse das crianças. Reconhecer o papel das interações
e brincadeiras assim como a ideia de atividade e de zona desenvolvimento
proximal.
BNCC
Direito de aprendizagem :BRINCAR E EXPLORAR
COM A BNCC O CAMPO DE EXPERIÊNCIA NA MATEMATICA É: ESPAÇO, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
BNCC
Direito de aprendizagem :BRINCAR E EXPLORAR
COM A BNCC O CAMPO DE EXPERIÊNCIA NA MATEMATICA É: ESPAÇO, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
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