OFICINA DE MATEMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Postado por JANE HERCILIA , terça-feira, 18 de abril de 2017 10:15

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES nO MUNICÍPIO DE BARRETOS,SOBRE O TEMA :
A MATEMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


uma ideia corrente de que as crianças aprendem não só a Matemática, mas todos os outros conteúdos, por repetição e memorização por meio de uma sequência linear de conteúdos encadeados do mais fácil para o mais difícil. São comuns as situações de memorização de algarismos isolados, por exemplo, ensina-se o 1, depois o 2 e assim sucessivamente. Propõe-se exercícios de escrita dos algarismos em situações como: passar o lápis sobre numerais pontilhados, colagem de bolinhas de papel crepom sobre numerais, cópias repetidas de um mesmo numeral, escrita repetida da sucessão numérica.  Ao mesmo tempo, é comum enfeitar os algarismos, grafando-os com figuras de bichos ou dando-lhes um aspecto humano, com olhos, bocas e cabelos, ou ainda, promovendo associação entre os algarismos e desenhos, por exemplo, o número 2 associado a dois patinhos.  Acredita-se que, dessa forma, a criança estará construindo o conceito de número( RCNEI- 3)




É fundamental  que a  educação infantil rompa com os velhos padrões de ensino, que simplifica  os problemas  a serem apresentados as crianças com a justificativa de que são muito pequenas ou porque os números menores é que estão mais próximos da realidade das crianças.
 Deve-se garantir experiências que  recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais, o professor pode lançar  mãos de algumas praticas  .


Dos 3 aos 5 anos as crianças podem descobrir a ocorrência dos números no mundo, reconhecer seus diferentes usos e funções sociais, como indicar uma idade um endereço, um código postal, um numero de telefone, o tamanho de uma roupa.


É na educação infantil que a criança aprofundará seus conhecimentos para lidar com os números, as  quantidades e operações numéricas.

Construir uma prática de educação infantil exige dos professores escolhas, tomada de decisões , para isso podem utilizar como apoio as Diretrizes curriculares, rever entre educar e cuidar e considerar o próprio interesse das crianças. Reconhecer o papel das interações e brincadeiras assim como a ideia de atividade e de zona desenvolvimento proximal.

 A formação ocorreu  explorando o potencial do lúdico através dos jogos.










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